CATEGORIAS
Administrativo
Civil
Clássicos Jurídicos
Comercial e Empresarial
Constitucional
Difusos e Coletivos
História/IED/Ética
Internacional
Penal
Processo Civil
Processo Penal
Trabalho e Previdência
Tributário
Veja Mais
  • SOBRE A RT
  • HISTÓRIA

 

Selo editorial REVISTA DOS TRIBUNAIS da Thomson Reuters: há mais de 100 anos, estimulando a difusão do conhecimento jurídico 

Há mais de um século servindo de referência em obras jurídicas, a Editora Revista dos Tribunais – que integra o portfolio de soluções e produtos jurídicos da Thomson Reuters no Brasil desde 2010 –, segue ocupando uma posição de destaque no setor. Com inúmeros autores de prestígio e um acervo de mais de 900 volumes editados e mais de 2 mil títulos publicados (incluindo livros, periódicos e produtos digitais), a Revista dos Tribunais é referência para juízes, advogados, membros do Ministério Público e todo profissional ou entidade vinculada ao Direito.

 

Tempos românticos
A Revista dos Tribunais foi lançada em 1912, pelo advogado e jornalista Plínio Barreto como uma extensão do antigo informe jurídico Crônicas Forenses. Desde o início, a publicação ocupou uma posição de destaque na imprensa especializada do setor. 

A iniciativa alcançou êxito imediato porque, na época, as obras científicas eram uma novidade: o País era uma vastidão de terras inexploradas e as poucas bibliotecas se restringiam às capitais. A maioria dos livros então editados era de romances, contos e poesia. 

Outro fator responsável pela rápida consolidação da Revista foi o seu papel difusor de jurisprudência no País: antes da RT, o conhecimento permanecia represado no âmbito dos tribunais. Era importante disseminar a cultura jurídica no País, mas os recursos de custeio eram escassos. 

Já em 1921, um balanço sobre a produção editorial, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, citava a Editora Revista dos Tribunais como uma das 15 mais expressivas casas editoriais brasileiras, líder na publicação de livros jurídicos, tendo à frente de seus negócios o já famoso periódico. 

Em 1927, os advogados Nelson Travassos e Noé Azevedo – que sucederam a Plínio Barreto – incorporaram uma tipografia ao negócio e fundam, assim, a Empresa Gráfica Revista dos Tribunais. Às vésperas da II Guerra Mundial, o parque gráfico sofreu grande expansão, abrindo as portas para a impressão de obras de outras editoras, cujo movimento seria suficiente para subsidiar a publicação da Revista

Durante muitos anos, a gráfica da Revista dos Tribunais foi considerada a maior do País, responsável por 60% da produção nacional de livros, tendo seu nome intimamente ligado à fase pioneira do livro no Brasil. 

Em 1955, a empresa assumiu os primeiros contornos do seu perfil atual, direcionando o foco da área gráfica para a área editorial. Os compromissos com o conhecimento e a ética e a difusão da ciência jurídica permaneceram inalterados, sempre em sintonia com a evolução política, econômica e social do País.

 

Em 2010, a Editora Revista dos Tribunais foi incorporada pela Thomson Reuters – um movimento de negócios importante para respaldar a estratégia da multinacional de se consolidar no Brasil como provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais.

 

Sobre a Thomson Reuters
Thomson Reuters é o provedor líder mundial de informações inteligentes para empresas e profissionais. Combinamos a experiência industrial com tecnologia inovadora para disponibilizar informação essencial aos principais tomadores de decisão nos mercados financeiro, de risco e compliance; jurídico; tributário, contábil e de gestão de comércio exterior; de propriedade intelectual e ciência; e de mídia, impulsionada pela Reuters News, organização de notícias mais confiável do mundo. As ações da Thomson Reuters estão listadas nas bolsas de valores de Toronto (TSX: TRI) e Nova York (NYSE: TRI). Para mais informações, visite

www.thomsonreuters.com

 

# # #

 

 

CONTATOS PARA A IMPRENSA:

 

 

Luciana Leite

Corporate Affairs Head, LatAm-Iberia

Thomson Reuters

+55 11 2159-0519

+55 11 95550-6898 / 99149-4950

luciana.leite@thomsonreuters.com

 

Marina Caprioli– (11) 2159-0653

marina.caprioli@thomsonreuters.com

 

Suellen Oliveira – (19) 3344-9283 / 99441-0665

suellen.oliveira@thomsonreuters.com